domingo, 29 de janeiro de 2012

A invenção de Hugo Cabret - indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais

Assim que vi o trailer de A invenção de Hugo Cabret, novo filme de Martin Scorsese fiquei encantada com o visual. Baseado no livro de Brian Selznick, o filme conta com diversos efeitos em computação gráfica e pelo trailer podemos notar que estão muito bem realizados. Indicado para 11 Oscars, inclusive Melhores Efeitos Visuais.

Um dos motivos pelos quais estou mais empolgada em ver este filme é pelo fato da história mostrar o pai dos efeitos especiais, Georges Méliès. Quem o interpreta é nada mais, nada menos que Ben Kingsley, conhecido por filmes como Gandhi (1982) e vencedor do Oscar de melhor ator por este mesmo filme em 1983.

A carreira de Georges Méliès como diretor e criador de efeitos visuais está totalmente ligada a sua carreira como ilusionista e diretor do teatro de mágicos Robert-Houdin, no qual foi diretor no período de 1888 à 1914. Méliès foi o primeiro cineasta no mundo a fundar um estúdio cinematográfico, o Star Filmes de Paris que pelo que já vi pelos trailers também é retratado no filme. Além de criador de efeitos especiais, ele era ator, produtor, realizador e distribuidor de seus filmes. Era chamado de o homem-orquestra. 

O cinema deve muito ao pioneirismo de Georges Méliès e quem trabalha com efeitos especiais deve a Méliès, o pioneirismo na criação de trucagens que permitiram levar ao público já nos primórdios do cinema, universos fantásticos como o de seu filme mais emblemático, Viagem à Lua (1902), baseado na obra Da Terra à Lua de Julio Verne. Com 14 minutos de duração, Viagem à Lua foi o primeiro filme do gênero ficção científica da história do cinema. 

Então, para  quem gosta de efeitos visuais e cinema, acho que A invenção de Hugo Cabret será um filme muito especial de se assistir. A tecnologia atual, a computação gráfica ajudando a retratar a obra do pai dos efeitos especiais, George Méliès. 

Todo profissional de efeitos visuais tem mais do que obrigação de conhecer o trabalho deste pioneiro dos efeitos especiais que utilizando suas técnicas de trucagem, levou para as telas o imaginário do impossível e abriu as portas para que o cinema retratasse universos e seres saídos apenas da nossa imaginação.

Portanto, estou na contagem regressiva para que chegue logo aos nossos cinemas!




Georges 
Méliès e Ben Kingsley caracterizado como Méliès








Para saber mais sobre A invenção de Hugo Cabret:


A Invenção de Hugo Cabret no IMDB


Site Oficial do Filme: http://www.hugomovie.com/



Para saber mais sobre Viagem à Lua:


Viagem à Lua no IMDB




Um comentário:

  1. Ana, ótimo texto! Muito bom poder contar com suas dicas e assim ver o filme com um outro olhar. bjs, Jô.

    ResponderExcluir