domingo, 21 de agosto de 2011

Comentário - Capitão América - O Primeiro Vingador

Capitão América -  O Primeiro Vingador é uma adaptação de um dos maiores clássicos dos quadrinhos, Capitão América, criado em 1941 por Jack Kirby e Joe Simon pela Editora Marvel.

Dirigido por Joe Johnston e tendo Chris Evans (Quarteto Fantástico) interpretando o herói, o filme conta também no elenco com os talentosíssimos atores Tommy Lee Jones (MIB - Homens de Preto, Onde os Fracos não Têm Vez) e Hugo Weaving (Trilogia O Senhor dos Anéis, Matrix, V de Vingança).


O grande destaque da utilização da computação gráfica no filme fica por conta do personagem Steve Rogers no início do filme. Rogers é a identidade secreta do Capitão América. Em plena Segunda Guerra Mundial, ele deseja entrar para as Forças Armadas, mas de baixa estatura e extremamente franzino, ele é sempre impedido de entrar para o Exército e lutar em defesa do seu País. Porém, após ser observado por um cientista que trabalha para o governo americano, Rogers é convocado e submetido a um teste para se tornar um super soldado.

É incrível ver o alto e musculoso Chris Evans em um corpo magro e de baixa estatura. A utilização da computação gráfica tornou isso possível. É muito interessante ver estes efeitos em computação gráfica que transformam o corpo humano. Vemos, claro, que ali há um efeito, mas a primeira sensação que eu tenho ainda é sempre de um certo espanto e estranheza.



Para saber sobre os efeitos realizados em Capitão América - O Primeiro Vingador indico as páginas da Animation World Network (AWN): http://www.awn.com/articles/3d/captain-america-poor-mans-process e da CGSociety: http://www.cgsociety.org/index.php/CGSFeatures/CGSFeatureSpecial/captain_america.

Chamo a atenção também no filme para o belíssimo design dos créditos em que podemos ver vários posteres da época da Segunda Guerra Mundial.






3 comentários:

  1. Essa cabeça montada noutro corpo estranho me lembra muito O Curioso Caso de Beijamim Buton

    ResponderExcluir
  2. http://4.bp.blogspot.com/-QHYwlhWgsq0/TdHM9hp2qkI/AAAAAAAAAF8/YMYV9nLFCPs/s400/O%2BCurioso%2BCaso%2Bde%2BBenjamin%2BButton.jpg

    ResponderExcluir
  3. Nossa a computação Gráfica ficou incrível!!!

    ResponderExcluir