sábado, 24 de abril de 2010

Terceira Parte/Aula do dia 16-03-10 - Breve Histórico da Computação Gráfica/Anos 80

Anos 80


1981 - Skeleton Animation System (SAS) é desenvolvido por Dave Zeltzer.


1982 - A Disney produz o filme Tron utilizando pela primeira vez em grande escala técnicas de computação gráfica na produção de um filme. 


 

Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan, utiliza a computação gráfica na sequência “Gênesis”. 



A empresa AutoDesk é fundada.

É fundada a Adobe Systems Incorporated por John Warnock e Charles Geschke.

1984 - Robert Abel and Associates produzem um comercial para o Canned Food Information Council durante o Super Bowl chamado Brilliance utilizando técnicas de computação gráfica.


Lançado o curta metragem The Adventures of André and Wally B., criado pela Lucasfilm.


1985 - A ILM cria para o filme O Enigma da Pirâmide, o primeiro personagem digital do cinema.


1986 - Steve Jobs compra da LucasFilm, o Pixar Studios. A companhia começou como uma divisão da Lucasfilm.

1987 - O filme da Pixar, Luxo Jr. recebe uma nomeação ao Oscar de Melhor Curta Animado, sendo o primeiro curta-metragem em computação gráfica a ser indicado ao Oscar.


1988 - Lançamento do filme Willow: na Terra da Magia, primeiro filme a utilizar a técnica "morphing". A ILM foi a responsável pelos efeitos.


1989 - Tin Toy, curta-metragem animado por computador, feito pela Pixar e dirigido por John Lasseter vence o Oscar na categoria de melhor curta-metragem de animação.



A ILM utilizando a computação gráfica cria o personagem de “água” do filme O Segredo do Abismo de James Cameron. A criatura apresenta deformações criadas com a técnica "morphing".


Nenhum comentário:

Postar um comentário