quarta-feira, 19 de maio de 2010

Quinta Parte/Aula do dia 16-03-10 - Breve Histórico da Computação Gráfica/Anos 2000

Anos 2000

2001 - Lançado Final Fantasy, filme que utiliza personagens e cenários digitais. 
Início da Trilogia O Senhor dos Anéis dirigida por Peter Jackson. Os efeitos da trilogia foram produzidos pela empresa Weta Digital. A Weta Digital criou o personagem digital Gollum – gerando a discussão na época do lançamento do filme, sobre a criação de uma nova categoria no Oscar, a de ator digital.


2003 - Estréia de Procurando Nemo.
O filme, uma parceria entre os estúdios Disney e a Pixar, entrou para a história, na época de sua estréia, como a animação mais rentável de todos os tempos, arrecadando US$ 70,3 milhões em sua estréia.



2004 - Lançado Homem-Aranha 2.
Destaque para a utilização de dublês digitais nas cenas de ação e para a animação facial do dublê digital do ator Alfred Molina, recriando movimentos faciais e expressões do ator por meio da técnica de captura de movimento.



Capitão Sky e o Mundo de Amanhã apresenta cenários e paisagens totalmente digitais. Os atores atuaram num lugar onde só existia um fundo azul e depois foram inseridos num cenário totalmente virtual.




2005 - Lançamento de Sin City de Robert Rodriguez. Baseado em três volumes da série homônima em quadrinhos de Frank Miller. Tendo como storyboard os livros da série, o objetivo era transformar as imagens impressas em cenas em movimento, traduzindo fielmente a novela gráfica, com seus desenhos, propostas de cor e enquadramento.




2008 - Estréia de O Curioso Caso de Benjamin Button.
Foram utilizados efeitos de computação gráfica para envelhecer/rejuvenescer o personagem. Recebeu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais.



2009 - Estréia de Avatar, filme de James Cameron.
Cameron recorreu a técnica de captura de performance para criar os personagens Na´Vi.
 
Recebeu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário