segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O Artista

O Artista. Um dos principais favoritos ao Oscar este ano! Ganhador de vários prêmios, o filme concorre com 10 indicações, incluindo melhor filme, melhor diretor para Michel Hazanavicius, melhor ator para Jean Dujardin e melhor atriz coadjuvante para Bérénice Bejo.




Depois de ver O Artista, saí do cinema com aquela sensação de que acabara de assistir um filme que dá vontade de ver de novo e que faz você sentir saudades do cinema, de um cinema anterior a este que conhecemos hoje. Falando em nostalgia, este ano, alguns dos principais concorrentes ao Oscar buscaram inspiração no passado. Assim como O Artista, Meia-Noite em Paris e A Invenção de Hugo Cabret se remetem à acontecimentos e figuras ilustres do passado. Parece que o cinema anda bastante saudosista!





É realmente interessante sentir um pouco da sensação das primeiras platéias da sétima arte, que não conheciam o som no cinema. A tecnologia que modificaria para sempre a indústria cinematográfica também foi motivo de problemas para artistas que não souberam se adequar à essa nova fase do cinema. E a trama do filme trata exatamente sobre isso. O Artista conta a história do astro do cinema-mudo George Valentin (Jean Dujardin) que não se adapta a nova era do cinema falado. Enquanto que a jovem atriz Peppy Miller (Bérénice Bejo), cujo primeiro papel foi em um filme mudo de Valentin, da qual era uma apaixonada fã, consegue fazer a transição do cinema-mudo ao sonoro, se tornando uma grande estrela.

O filme conta também com as participações dos ótimos atores James Cromwell e John Goodman.

Fica a torcida então para O Artista! Na verdade está difícil este ano escolher um filme preferido, são muitas as boas opções. Mas, na corrida pelo Oscar de melhor ator, espero que ele vença. A atuação de Jean Dujardin é realmente digna de um Oscar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário