quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Recordando: O Feitiço de Áquila


No último post do ano, recordo um dos melhores filmes de ficção fantástica dos anos 80: O Feitiço de Áquila (LadyHawke), produção de 1985, dirigido por Richard Donner. Fantasia, romance e aventura em um cenário medieval, o filme conta a história do casal Isabeau d'Anjou e Etienne Navarre que tem o seu amor ameaçado por uma maldição lançada pelo Bispo de Áquila. "Sempre juntos, eternamente separados", a frase que é citada no filme resume bem a questão. De dia, Etienne é um ser humano, enquanto Isabeau transforma-se em um falcão, dai o título em inglês do filme: LadyHawke. Enquanto que a noite, Isabeau se transforma em uma mulher novamente e Etienne se transforma em um lobo.

O casal é interpretado por Rutger Hauer e Michelle Pfeiffer. Encabeçando o elenco temos também Mathew Broderick que interpreta o ladrão Phillipe Gaston, o Rato, o único a escapar das masmorras de Áquila.

Matthew Broderick no ano seguinte estrelaria o divertidíssimo Curtindo a Vida Adoidado (1986), um dos filmes mais icônicos dos anos 80.

Quanto aos efeitos especiais, as cenas de transformação de Etienne e Isabeau são bem simples. Um close no rosto da atriz, nos olhos dela, depois aparecem os olhos do animal. A transformação de Etienne em lobo aparece menos, somente em uma cena vemos a sua metamorfose.

Vale a pena rever O Feitiço de Áquila, principalmente pela ótima atuação de Mathew Broderick. Destaca-se também no filme, John Wood como o Bispo de Áquila. Então, aqui fica a dica de uma ótima aventura fantástica para quem, assim como eu, adora este gênero de filme.





sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

The Night They Saved Christmas - um filme para recordar neste Natal

Um filme sobre o Natal que sempre vem a minha mente é The Night They Saved Christmas, produção de 1984. Sempre assistia este filme na Sessão da Tarde e adorava! É uma saudosa lembrança de infância. Com o título em português, Papai Noel Existe, o filme traz como protagonista Jaclyn Smith, do seriado As Panteras, sucesso nos anos 70 e 80.

Faz muitos anos que não revejo este filme, mas só de olhar algumas cenas no You Tube, deu para lembrar do que sempre mais me emocionava nele. O que eu mais gostava era a questão da descoberta da protagonista da existência, da veracidade do Papai Noel. A figura então mítica do Papai Noel, algo inimaginável para qualquer adulto estava ali, em carne e osso para ela. Lembro-me de achar maravilhoso este momento em que ela recorda a sua própria infância e aceita que o senhor de barba branca é mesmo o Papai Noel. É como se aquilo fosse possível também para mim, naquele momento, naqueles meus tempos de infância.

Um filme maravilhoso que traz uma certa magia e encantamento, ótimo para recordar e assistir com os filhos, sobrinhos, netos.

Para saber mais sobre o filme: http://www.imdb.com/title/tt0087797/

Então, um ótimo e abençoado Natal para todos! Que a luz de Cristo esteja presente em cada lar, em cada coração!!