domingo, 13 de novembro de 2011

Dica de Leitura da Semana

A dica de leitura vai para o livro: "Les effets spéciaux", de Réjane Hamus-Vallée, outro livro que utilizei para a minha dissertação de mestrado sobre computação gráfica e cinema. Como é colocado na própria capa: "do truque ao efeito especial", de Méliès à Lucas, este livro trata sobre a história dos efeitos especiais, desde os truques realizados por George Méliès, considerado o "pai dos efeitos especiais" até o advento do computador, com os efeitos visuais de Westworld (1973), Tron (1982) e os filmes da Industrial Light and Magic, empresa de George Lucas.

O livro de Hamus-Vallée aborda as técnicas dos efeitos especiais como maquetes, matte painting, maquiagem, animatroniques, stop-motion e os efeitos numéricos.

Editado pela Cahiers du Cinéma, fazendo parte da série "les petits Cahiers", é um ótimo livro para quem se interessa pela história dos efeitos especiais no cinema.

Saiba mais sobre o livro: http://www.cahiersducinema.com/Les-effets-speciaux.html


2 comentários:

  1. Porra cara, tais me salvando a vida. Faço Cinema na UFSC e estou fazendo um trabalho neste exato momento sobre computação gráfica no cinema. Pra uma optativa: "tecnologia do audiovisual". Com um cara que veio aí da UFF: José Claudio. Não sei se é pedir demais, mas tens alguns destes tantos livros em pdf ou algo parecido, ou uns artigos interessantes. Quanto mais técnico e objetivo pra mim melhor. Se der pra mandar por email: lucas.boina@gmail.com. Valeu. Download de making off também se tiver link.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucas! Enviei um e-mail para você com links e dicas sobre computação gráfica e cinema.

    ResponderExcluir