domingo, 7 de agosto de 2011

Crítica - Os Smurfs

Hoje fui assistir Os Smurfs. Não estava levando muita fé no filme, mas me surpreendi positivamente com o mesmo. É divertido, leve, como tem que ser um filme infantil, com muita ação que prende até o final e personagens cativantes como no desenho animado.

Pois é, como no desenho animado...Senti, claro, uma saudade daqueles anos em que assistia pelas manhãs, antes de ir para a escola, um dos meus desenhos favoritos. Lá se vão mais de trinta anos. Sou da geração que era criança nos anos 80, anos que tínhamos desenhos animados fantásticos como Os Smurfs. Hoje, com os meus trinta e poucos anos, quando vejo que o cinema irá refilmar ou criar um filme em cima de um desenho da minha infância, dá sempre um frio na barriga, pois, eu sempre fico pensando no que irá encontrar no cinema, afinal, são personagens que fizeram parte da minha infância, do meu universo de criança.




Então, fico feliz quando vejo que uma adaptação deu certo. Não senti nenhuma falta da ambientação na floresta. Acho que trazer os Smurfs para Nova York, foi um acerto. Isso deu liberdade para fazer um contraste do mundo mítico dos Smurfs e do mago Gargamel com coisas próprias da nossa época atual.

Acho interessante quando vou ao cinema, ver um filme infantil, ficar observando a reação das crianças, afinal o público alvo principal são elas neste tipo de filme. Notei um garotinho na cadeira da frente falando com os seus pais: "Quero ver uma segunda vez" ou então, as crianças aplaudirem, o que aconteceu também. Acho que essa é a melhor das críticas.





Em relação a utilização da computação gráfica no filme, acho que um dos maiores destaques são os efeitos do Cruel, o gato do Gargamel. É sempre interessante, apesar deste efeito já ter sido utilizado em muitos filmes, ver um animal falando e se movimentando como em um desenho animado. A mágica de um efeito visual é exatamente essa, fazer com que acreditemos naquele universo que só víamos em um desenho animado, por exemplo. E a tecnologia informática tem essa particularidade, a de fazer com que acreditemos que todo um imaginário do impossível possa ser criado com verossimilhança. Foi muito bom ver também a floresta dos Smurfs com volume, as casas de cogumelo e as próprias criaturinhas azuis saindo do traço em 2D para o 3D possibilitado pela computação gráfica.

Os Smurfs é uma criação do artista Pierre Culliford, mais conhecido como Peyo. Saiba mais sobre a criação do artista no site dedicado a obra: http://www.smurf.com

Então, realmente eu adoraria ver os Smurfs em outra aventura, dando destaque a outros Smurfs que apareceram pouco neste filme. Fica a torcida então, para que haja uma continuação.

Um comentário:

  1. pois é Ana eu ainda tenho saudade das revistas dos strumpfs que eu lia nos anos 70, e que depois de alguns anos foram relançadas e rebatizadas como smurfs, parabéns pela postagem está muito bem escrita, continue assim,

    ResponderExcluir