sábado, 24 de abril de 2010

Quarta Parte/Aula do dia 16-03-10 - Breve Histórico da Computação Gráfica/Anos 90

Anos 90


1990 - Programa Adobe Photoshop é lançado.

1991 - Tim Berners-Lee cria no CERN (Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear) a World Wide Web.

O filme O Exterminador do Futuro 2: o Julgamento Final inclui uma personagem computadorizada feita pela ILM. Os movimentos do personagem foram obtidos por motion capture ou captura de movimento.



A Disney lança o filme A Bela e a Fera. A cena do baile foi uma mistura de animação tradicional com computação gráfica. 



1993 - Steven Spielberg lança o filme Jurassic Park que um ano depois recebe o Oscar de Efeitos Especiais. A ILM é responsável pelos dinossauros em Computação Gráfica do filme.



1994 - A empresa DreamWorks Animations SKG é fundada. A DreamWorks é responsável por animações de sucesso criadas em computação gráfica como Shrek.




Lançado Forrest Gump de Robert Zemeckis. O filme apresenta efeitos especiais marcantes, como por exemplo o encontro do personagem de Tom Hanks com o falecido Presidente JFK e o desaparecimento das pernas de um personagem que acaba aleijado, cenas feitas com muito realismo possibilitadas pelas técnicas da computação gráfica.



1995 - A Pixar produz o filme animado Toy Story que entra para a história como o primeiro longa-metragem inteiramente feito em 3D. 


1997 - Titanic, um dos grandes vencedores do Oscar, dirigido por James Cameron, estréia utilizando efeitos de Computação Gráfica.



George Lucas refez várias cenas utilizando-se das técnicas de computação gráfica para as edições especiais de Guerra nas Estrelas, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi adicionando efeitos em computação gráfica aos filmes originais. 



1999 - Lançado Star Wars – A ameaça fantasma que utilizou personagens digitalmente produzidos.


Estréia Matrix. Os computadores criaram dentre tantos efeitos do filme, o famoso efeito "bullet time". 



Nenhum comentário:

Postar um comentário